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O Fórum Municipal de Educação (FME) de Nilópolis é um espaço plural e democrático, dedicado à construção coletiva de uma educação pública, inclusiva e transformadora. Sua trajetória reflete um compromisso contínuo com a participação social e o acompanhamento das políticas educacionais no município.
Por meio do Decreto nº 4.267, de 14 de novembro de 2017, foi instituído oficialmente o Fórum Municipal de Educação de Nilópolis, consolidando-o como instância permanente de diálogo e controle social.
Em maio de 2018, foi realizada a Conferência Municipal de Educação, com o objetivo de monitorar e avaliar o Plano Municipal de Educação (PME).
Ao longo do ano, o FME promoveu a avaliação do evento, a sistematização de uma Carta Aberta e discutiu temas relevantes, como a proposta de consulta pública para a escolha de diretores das unidades escolares.
O ano foi marcado por reuniões com baixo quórum, nas quais foram avaliadas metas e estratégias do PME, destacando a necessidade de maior engajamento.
Em 2020, as atividades presenciais do FME foram suspensas devido à pandemia.
Em 2021, houve a retomada das reuniões de forma remota, garantindo a continuidade dos debates mesmo em um contexto desafiador.
Foi realizada a Conferência de Recomposição do FME, reativando oficialmente o fórum e reafirmando seu papel na educação municipal.
Nos dias 26 e 27 de outubro, Nilópolis sediou a Etapa Municipal da CONAE 2024 (Conferência Nacional de Educação), mobilizando a comunidade para contribuir com as metas educacionais do próximo decênio.
Dando seguimento à sua reorganização, o FME realizou sua primeira eleição para coordenação e promoveu a recomposição de suas representações, reforçando sua estrutura e representatividade.
O FME segue com uma agenda de reuniões temáticas, abordando temas como:
- Avanços e desafios da inclusão e acessibilidade escolar nos Planos Municipais de Educação (12/03)
- EJA no PNE: desafios e perspectivas (21/05)
Um dos principais desafios atuais é assegurar a participação regular de todas as representações, especialmente dos trabalhadores e trabalhadoras da rede municipal.